Ínicio - Quem faz - política - contato

Comprinhas: desvendando o eBay





Miiinha gente amada! Faz uma eternidade e meia (desde o post sobre compras online - aqui) que estou na dívida de um post sobre o ebay

Bem sei que muita gente tem receio de se jogar no site, mas finalmente tomei vergonha na cara e vim compilar um pouquinho da experiência que tenho com ele.

Sei que a curiosidade sempre gira em torno dos vendedores confiáveis do ebay, mas people... francamente... o ebay é uma queridice tão vasta e bacana que seria um desperdício de informação simplesmente vir e listar meia dúzia de lojas. O BP nunca funcionou 'nas coxas' e não será desta vez que funcionará. Portanto... muita paciência e amor no coração neste momento, pois o post será longo (e aqui está a razão da quase ausência de atualizações ontem... rs).

Primeiro vale ressaltar que o ebay abarca uma infinidade de tipos de itens de interesse feminino, então, para quem curte garimpar é bacana diversificar. No entanto, confesso que fora do quesito make/skincare não tenho muitas experiências para contar.

Apenas por curiosidade, off-beauté só me joguei em capinhas de iphone (experiência randômica, mas  ótima, pois as capas são baratérrimas se comparadas com o preço no Brasil) e quinquilharias em geral, sobretudo  anéis (experiência péssima - achei a maioria é uma coletânea de babados xingling da pior qualidade e muito melhor encontráveis nas lojinhas da 25 de março, aqui em SP, honestamente). 

Exatamente por conta do histórico voltado para maquiagens, minha abordagem aqui será meio específica, mas o mecanismo de avaliação dos vendedores, pesquisas de preços e afins serve da mesma forma para outros tipos de itens.


* COMEÇANDO OS TRABALHOS *
(cadastramento, PayPal e proteção ao comprador)

Superada a introdução, darei um truque rápido na fase 1, que é o descomplicadíssimo cadastramento. Para utilizar ebay é necessário um cadastro simples e bem intuitivo (login, senha, dados pessoais e tudo mais), além de uma conta ativa no PayPal

O PayPal (paypal.com), grosso modo, é um intermediário comissionado entre comprador, vendedor e o cartão de crédito - item imprescindível para a utilização do serviço e que deve ter abrangência internacional, pois as compras no ebay são sempre internacionais. 

Cadastrados os dados do cartão de crédito no PayPal, o site debita uma quantia 'x' na fatura, que serve justamente como senha para confirmar que aquele cartão corresponde ao titular da conta. Esse valor (que é variável, por isso tido como senha) é imediatamente reembolsado quando confirmado (em reais e centavos) na seção própria da conta (do PayPal). 

A partir daí é só usar login e senha do PayPal na hora de fazer os pagamentos das compras no ebay. Vale fazer a ressalva de que o PayPal é método obrigatório e cobra uma taxa - bem pequena - sobre as transações efetuadas. 

O babado vale a pena não só pela segurança de manter em sigilo os dados do cartão de crédito, mas também por possuir uma política de proteção ao comprador, que rola também em parceria com o ebay



Se o produto comprado não chegar, vier com defeito ou vier diferente do anunciado, o comprador pode abrir uma reclamação diretamente na conta do ebay ou do PayPal, dentro do prazo de 45 dias contados da transação, para solicitar reembolso de valores. 

Particularmente, já utilizei o serviço uma vez, por causa de um vendedor fraudulento, e funcionou lindamente. Eles responderam num prazo super curto (perguntando pormenores do ocorrido) e em aproximadamente 15 dias eu tive o reembolso efetivado.

No mais, caso alguém tenha dúvidas, vale salientar que as informações do site do PayPal são todas em português, então quem quiser pode se jogar (ou perguntar nos comments, que se eu puder ajudar faço sem problemas).


* A PRÁTICA DO EBAY *
(Buscas, Buy it now, Auctions)

Com o cadastrinho em dia, PayPal ativo e tudo mais, resta ao comprador simplesmente... comprar. Entretanto, vale fazer um aparte para esclarecer o que pode acontecer quando o score de compras do cidadão ainda é zero.

Rola uma política mais ou menos recorrente entre alguns vendedores, no sentido de não vender e não deixar o comprador com histórico zero participar dos leilões. É chato, mas eles têm esse direito sim. O comprador desavisado dá um lance e é imediatamente cancelado pelo vendedor antes do final do leilão (sim, aconteceu comigo - e quando eu escrevi para a vendedora, na ocasião, questionando o porquê do cancelamento a resposta foi exatamente essa: "não vendo para quem não tem histórico"). 

Assim, os iniciantes que não estranhem se isso acontecer e simplesmente partam para outra felizinhos da vida, porque esse corte sem noção existe e é relativamente comum, mas não é praticado pela maioria.

Observação feita, o passo-a-passo da compra no ebay é super simples e tudo começa com a famosa e universal pesquisa.

Encontrar produtos no ebay é a coisa mais 'bico' ever e o mecanismo organizacional de preços facilita a vida horrores. Basta digitar o nome do produto na barra de busca, clicar em 'search' e selecionar 'price + shipping: lowest first' na lateral direita para ordenar a lista em ordem crescente da soma preço + frete (se o ebay for britânico - ebay.co.uk - a ordem é feita com a seleção de 'price + P&P: lowest first').

Selecionado esse critério, o próprio sistema abre automaticamente um pop-up para que o país de destino seja selecionado também (BRA - Brasil, claro). Assim, apenas os vendedores que entregam no Brasil aparecerão no topo da lista.





Outro critério que pode ser usado nas buscas de produtos no ebay, concomitantemente à seleção de preço por ordem crescente e limitação de vendedores que entregam no país, é optar por itens de compra imediata (Buy it Now) ou leilões (auctions). 

Na lista de produtos selecionados na pesquisa aparecem 3 abas: 'All items', que abarca itens de compra imediata + leilões, de forma mesclada; 'Auctions only', que mostra apenas os leilões daquele produto; e 'Buy it Now', que seleciona apenas produtos de compra imediata.


O Buy it Now funciona exatamente da mesma forma das compras em lojas virtuais regulares. É só clicar em Buy it Now e fazer o pagamento do valor do produto + frete via PayPal (o link direto para pagamento aparece automaticamente na confirmação da compra).



Já no caso dos leilões é tudo um tiquinho mais demorado, mas super divertido e ainda permite o arremate de 'barbadas' muito boas. 

O vendedor estabelece um valor de partida do leilão e os interessados dão lances (bids). Para tanto, basta digitar um valor máximo em 'Your max bid' e clicar em 'Place bid' para efetivar o babado.

Não tem muito segredo e o valor máximo digitado não necessariamente será o valor de arrematação do produto, pois a cada lance o valor corrente aumenta de forma proporcional, não total.

Por exemplo: num item de valor inicial estabelecido em $0.99, se eu dou um lance de $5.00 e ninguém mais dá lance até o final do leilão, o produto acaba arrematado por $0.99; já se apenas uma pessoa der um lance de $3.00 depois de mim e o leilão for encerrado, como meu lance foi maior o item sai arrematado por $3.01 para mim; numa terceira hipótese, se no mesmo produto alguém der um lance de $10.00 depois de mim e o leilão terminar, o produto vai, arrematado por $5.01, para esse cidadão que me desbancou. Simplérrimo, né?!




No mais, algumas observações devem ser feitas, sobretudo no aspecto prático dos leilões:


- alguns leilões, principalmente de itens mais valiosos e caros, são feitos na modalidade 'Reserve Price', onde além do valor inicial, o vendedor estabelece também um mínimo para efetivação da venda; ou seja, o arrematante deve dar um lance igual ou maior ao estabelecido como mínimo pelo vendedor, caso contrário o item não é vendido. Essa modalidade de leilão é assinalada logo abaixo do lance corrente e o tal valor mínimo não é divulgado no anúncio.



-   os itens arrematados em auctions, via de regra, não precisam ser pagos imediatamente (por razões óbvias, já que o comprador nem sempre está online ao término de cada leilão). Ao arremate normalmente é encaminhado um aviso via email de que ele foi o ganhador (rolam avisos assim também a cada lance confirmado, vale salientar).

Além disso, muitos vendedores mantém uma política de espera por um número 'x' de dias para, caso o comprador participe do leilão de outros itens da sua loja naquele período, possa pagar tudo de uma vez com desconto no frete (a ser calculado mediante requisição do total pelo próprio comprador, via mensagem interna do ebay). O número de dias de espera varia de um vendedor para outro, então vale atentar aos termos normalmente inseridos na aba de descrição dos produtos, no corpo do anúncio.



- por outro lado, alguns vendedores proporcionam descontos automáticos na compra/arremate de mais de um produto de sua loja. Nesses casos, o desconto é calculado já no fechamento dos valores do Paypal. Via de regra os descontos automáticos são descritos diretamente na aba 'Shipping and payments', onde são listados os detalhes de entrega (também fica no corpo do anúncio).



- por fim, caso o comprador tenha participado de um leilão e seu lance não tenha sido o arrematante, o vendedor pode mandar, após o término do leilão, um email denominado 'Second Chance Offer', que nada mais é do que oferta, ao autor do segundo lance mais alto, de venda direta do produto por aquele valor. Isso acontece, comumente, ou porque o vencedor não pagou pelo item ou, ainda, nos casos em que o vendedor tem múltiplas unidades de um mesmo item. Vale só atentar ao fato de que esses emails são enviados via ebay, sempre (nunca diretamente - e podem ter sua autenticidade confirmada na aba 'Messages', localizada no MyEbay - link permanente no topo direito da tela, quando se está logado).



* SITES DO EBAY FORA DOS EUA *

Um aparte para frequentadores (ou potenciais curiosos) de versões off-EUA do ebay: como os valores dos itens são atribuídos de acordo com a moeda local (ebay britânico = libras, ebay canadense = dólares canadenses, ebay australiano = dólares australianos e assim por diante), uma forma de manter as contas sob controle sem precisar devorar cotações diversas é adicionar o item desejado à 'watch list' da conta.

Com isso, quando se acessa o item listado na 'watch list' via ebay EUA, o sistema calcula automaticamente uma conversão aproximada da moeda original para o dólar. Assim dá para ter uma cotação só na cabeça.

* O cadastro feito em algum dos sites do ebay é universal. Por isso, o mesmo login/senha é válido para todos eles (EUA, UK, Australia, Espanha, Grécia, enfim...).




* PÓS-VENDA e FEEDBACK *

Todos os dados de compras recém-feitas no ebay são listados no aba 'Purchases' (localizada no mencionado MyEbay - link que fica no topo direito da tela permanentemente enquanto se está logado).

Ali a gente controla o produto comprado, data de pagamento, data de postagem pelo vendedor, número de rastreio (quando for o caso - nem todos fornecem) e os feedbacks.





Por falar em feedback, o mais comum é que o dos compradores seja deixado pelo vendedor assim que a transação (compra + pagamento) é completada; já os compradores normalmente dão o feedback aos vendedores após o recebimento do pacote (eu, pelo menos, faço assim). 

Existe prazo para que o feedback seja deixado, mas ninguém é penalizado caso esqueça. O máximo que pode acontecer é receber um email do vendedor relembrando que a tarefa ainda não foi cumprida. Nesses casos, na hipótese de eu ainda não ter recebido o pacote, simplesmente respodo avisando que deixarei o feedback tão logo receba o produto (e os vendedores costumam ser receptivos a esse tipo de atenção).


* REPUTAÇÃO *
(dados aos quais eu me atenho ao eleger um vendedor desconhecido)

Superada a questão prática de como funciona o ebay, vale tomar um tópico exclusivamente para compartilhar como eu escolho um vendedor, de modo a minimizar os riscos de problemas.

Já dei uma pincelada geral sobre esse assunto no post sobre sombrinhas falsas da MAC (aqui), mas é sempre bom comentar mais a respeito.

A primeira característica que todo mundo vê nos vendedores do ebay é a porcentagem de feedbacks positivos (e confesso que esse é mesmo o meu primeiro critério). Raramente compro de vendedores com menos de 99% positivos no score.

Para algumas pessoas uma porcentagem tão alta pode ser exagero, mas eu realmente prefiro pecar pelo excesso de cautela do que pela falta, sem contar que encontrar bons vendedores com mais de 99% positivos não é nada difícil, então não tem muito porque arriscar.

Em seguida, vejo desde quando o vendedor é membro do ebay e o número total de movimentações que ele tem (porque se o indivíduo for membro desde a semana passada e tiver 100% de 10 movimentações também não rola arriscar; posso até ficar de olho no crescimento dele de tempos em tempos, mas só compro quando o score for maior).

Superadas essas duas olhadas rápidas, parto para a boa e velha prática de fuçar os feedbacks recebidos e seleciono a aba "Feedback as a seller" para saber qual o retorno de quem comprou dele. Vale fazer isso porque muitos vendedores possuem muito feedback positivo como compradores ('as a buyer') e isso afeta o total, mas não reflete a realidade da reputação dele nas vendas.

Ler o que as pessoas dizem de negativo sobre o vendedor nos feedbacks sana, quase sempre, todas as dúvidas que se tem a respeito do modus operandi da loja. No caso dos cosméticos, que são o ponto principal do post, é lá que se encontra pareceres sobre a autenticidade dos itens, forma de acondicionamento dos produtos e estado geral dos pacotinhos entregues, por exemplo.

Além disso, às vezes um vendedor tem a reputação abalada por comentários completamente impertinentes e lunáticos (tem muita gente maluca no mundo), então a leitura já esclarece que eventuais 0,01% negativos nem devem ser considerados naquele perfil específico.



* LISTINHA DE VENDEDORES * 

Para finalizar o post de uma forma mais divertida, segue uma listinha (devidamente 'linkada') de vendedores do ebay com os quais já comprei mais de uma vez e não tive nenhum problema (+ breve geralzona sobre o que há nas lojinhas):

  • deals-at-sheffield (só MAC - com pencas de edições limitadas apenas na modalidade Buy it Now);
  • shrinkle (queridices da Kryolan, postiços bafo e Sugarpill - que é marca da própria Shrinkle - tem site aqui);
  • punkemon129 (Medusa's Makeup - mais acessível do que no site da marca - aqui - apenas na modalidade Buy it Now);
  • pampering-place (MAC, Too Faced, Kanebo, Laura Mercier, Clinique e afins, apenas na modalidade Buy it Now)
  • josy1 (pechinchas britânicas - Rimmel, Go Cosmetics, Beauty UK, Bourjois e afins, apenas na modalidade Buy it Now);
  • head-2-toe-theatrical (pencas de Mehron e makes de efeitos especiais em geral, apenas na modalidade Buy it Now);
  • lauries-eboutique (Benefit, Bare escentuals, Pixi, Tarte, Smashbox e afins, apenas modalidade Buy it Now);
  • brigettesboutique (resquício dos primórdios da Brigette, mas que ainda funciona e às vezes tem itens esgotados no site - sim, a brigettesboutique.com começou como loja no ebay e pratica apenas a modalidade Buy it Now);
  • strawberrynet (filial do morangones - strawberrynet.com - no ebay - são quase os mesmos itens, mas às vezes há produtos não encontrados no site, com preço gringo e frete grátis, apenas modalidade Buy it Now);
  • bunbuncity (pincéis e paletas 'xingling' - que eu bem sei que todo mundo já quis/teve pelo menos uma vez na vida - leilões bacanas)
  • palmbeachcosmetix (Bare Escentuals, Smashbox, Too faced, Lancôme e MAC - leilões bacanas);
Meu score no ebay já tem 3 dígitos (sim, já fiz mais de cem compras por lá - abafa!), então evidentemente esses não são os únicos vendedores confiáveis que utilizei. 

As possibilidades são praticamente infinitas no site e essa lista serve apenas como recomendação, ou então para nortear os primeiros passos de quem quer começar a se jogar com um pouquinho de segurança extra, vez que esses foram os vendedores mais recorrentes nas minhas comprinhas ao longo dos anos (pois é... vale apenas para minimizar os riscos de problemas, porque garantia mesmo - de que tudo dará certo sempre - a gente nunca tem).

* Para quem quiser, o complemento da experiência pode ser feito com uma leitura rápida do post sobre comprinhas online (aqui), que fala de forma mais detida sobre 'taxação', minimização de riscos, espera nas entregas internacionais e correlatos. O babado, de uma forma geral, vale inteiramente para as comprinhas do ebay também.


Acho que é isso, people! Não me odeiem pelo post detalhista, mas essa pegada 'didática' é mais forte do que eu. De qualquer forma, espero ter dado uma mão amiga aos 'ebayers' de plantão (e caso alguém tenha dúvidas é só gritar nos comments que respondo com o maior prazer).



PageRank