Ínicio - Quem faz - política - contato

Limpeza de pincéis - II



Eba! Aproveitei o feriado para adiantar algumas dívidas de posts (finalmente), os quais eu pensei seriamente em dividir durante a semana de forma meio esparsa, mas... não aguento ver coisa parada por aqui, então vou postar tudo de uma forma meio temática.

A boa de hoje é um exercício meio didático, que surgiu de alguns papos bacanérrimos que tenho tido com a Fê, leitora bem querida do blog, por email.

Para quem se lembra, eu já tinha entrado no mérito limpeza de pincéis numa receitinha de pré-limpeza, que rolou em março (aqui, ó). Naquela ocasião já tinha rolado a promessa de posts com outras formas de limpeza que por mais que alguns possam achar um assunto batido, fato é que nunca é demais repetir, razão pela qual... here we go!

A escolhida para o momento é a limpeza superficial, que costumo fazer basicamente todos os dias (ou sempre que uso algum pincel, para manter a coisa toda em bom estado), lembrando que faço a pré-limpeza também nesses casos, mas apenas nos pincéis sintéticos que aplicaram produtos cremosos (embora muita gente use o método do azeite em todos os pincéis, particularmente acho desnecessário). 

Já a limpeza profunda eu faço apenas uma vez por semana (ressaltando que a periodicidade varia de acordo com a frequência com a qual o ser humano se maquia - eu me maquio todos os dias, então por isso opto por fazer dessa forma)

Pré-limpeza feita, é hora de retirar os resíduos de make que, queira ou não, ficam impregnados nas cerdas e, com o passar do tempo, se transformam numa bela (#not) colônia de bactérias e podem vir a fazer mal à pele.

Os materiais necessários para a limpeza superficial são os mais simples ever
*** solução limpadora de pincéis (que pode ser uma daquelas prontas - que 'n' marcas têm em suas linhas - ou mesmo a caseira - tem receitinha ao final do post);
*** lencinhos ou toalhinhas de papel (pode ser toalhinha normal também, mas eu, sinceramente, não tenho a menor disposição para lavar o babado depois); e
*** pincéis sujinhos (óbvio! hahaha).

Existem várias formas de executar a limpeza; há quem prefira borrifar o limpador diretamente nas cerdas, outros preferem borrifar no lencinho e também existe o mergulho das cerdas na piscininha.

Os pincéis de lábios eu costumo limpar borrifando o limpador no lencinho (talvez porque neles eu sempre faça a pré-limpeza, então a quantidade de produto necessário para retirar apenas os resíduos seja menor), mas para todos os demais, minha modalidade preferida é a piscininha.

Todas as formas funcionam exatamente da mesma forma no final das contas, mas eu acho que não tenho muita coordenação para borrifar o limpador direto nas cerdas; o líquido fatalmente respinga no cabo e a umidade pode prejudicar o pincel (sobretudo quando o cabo é de madeira e pode absorver o produto).

Introduções feitas, que raios é a piscininha? Nada mais do que um pires onde dou umas 3 ou 4 borrifadas da solução limpadora e no qual mergulho as cerdas do pincel. 

Evidente que ninguém precisa ter um pires só para essa finalidade; vale qualquer recipiente raso (ou, se não for raso, que acomode apenas meio centímetro de produto por vez, garantindo que apenas as cerdas sejam molhadas no processo).

Feito isso, limpo o pincel na toalhinha, sempre em movimentos de vai-e-vem para que haja risco mínimo de deformação das cerdas. Então o procedimento é repetido quantas vezes forem necessárias até a limpeza completa dos pincéis (até quando não haja mais make sendo removido) e coloco os queridões deitadinhos para secar (horizontal sempre - para evitar que a umidade migre para o cabo).


Por fim, a prometida receitinha básica de limpador de pincéis (que serve apenas para limpeza superficial, vale a ressalva, já que a solução não é enxaguada ao final; essa modalidade é um mero quebra-galho e não substitui a limpeza profunda periódica).

Ingredientes facílimos e que todo mundo tem em casa, people


A água não precisa ser mineral (pode ser filtrada sim - eu é que uso água mineral pra quase tudo nesta vida); o álcool 70° também serve (porque eu bem sei que o 92,8° é mais difícil de encontrar - embora tenha poder de desinfeccção maior, por ser mais concentrado), mas de qualquer forma, ó importante é que ele seja líquido.

* De acordo com as infos da super amiga, leitora e bióloga Danubits, o álcool a 70° é melhor do quesito desinfecção, porque "por conter maior porcentagem de água, ele consegue penetrar nas paredes das bactérias por osmose mais facilmente, daí arrebenta elas todas, coisa que o 92% nao faz". Vivendo e aprendendo, people (e substituindo o álcool da misturinha por 70° djá (rs)!!!

O xampu não precisa ser infantil, basta que ele seja neutro, bem suave e seja aliado a um ingrediente desengordurante. O tal desengordurante pode ser um sabonete líquido ou mesmo um detergente de cozinha (neutro, por favor). Assim, na quantidade indicada - que é beeem mínima - não rola o risco de ressecar as cerdas dos pincéis - só não me venham com detergente rústico, hein, people... tem que ser uma dessas opções 'delicadas para as mãos' e que existem aos montes hoje em dia.

Finalmente, o ingrediente condicionante (no caso, o leave-in) é essencial para a conservação das cerdas e o ideal é que seja líquido - ou pelo menos bem fluido - senão ele fica disposto em gruminhos e não se mistura propriamente ao restante dos ingredientes. Mas por quê um leave-in? Porque essa modalidade de limpeza não tem enxague, people, então o princípio é o mesmo dos cabelos: que o produto condicionante seja próprio para agir sem ser enxaguado e não avacalhe as cerdas com acúmulo impróprio de produto.




É só juntar tudo e misturar bem de leve com uma colher (ou palitinho ou whatever... desde que não chacoalhe o babado para que os ingredientes não comecem a fabricar espuma).


Feita a misturinha, é só encaçapar o líquido num recipiente com spray acoplado (desses que vendem aos quilos em perfumarias all over the world) e desfrutar.



Juro que tentei cobrir todas as dúvidas mais comuns, mas caso eu tenha esquecido de alguma coisa, é só gritar nos comments que eu esclareço assim que possível, people!


Espero ter dado una maaano amiga. rs

PageRank